2012
20
jan

CTP na CMYK

Publicado por como Pré-impressão |

CTP

Computer-to-Plate é o processo de produção das chapas usadas na impressão offset. A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador, de forma similar às impressoras laser. Isto permite que a chapa seja gerada diretamente de um arquivo digital, sem a necessidade da produção de um fotolito intermediário. Este processo também garante o aumento da qualidade final da imagem gravada. Isso deixa a imagem perfeita. Na CMYK o método de gravação de chapas é mais avançado, com o processo de gravação através de UV (Ultra Violeta).

Gravação da chapa de Offset

O processo de produção do CTP utiliza uma chapa metálica preparada de forma a se tornar fotossensível. As áreas que são protegidas da luz tornam-se, após uma reação química, lipófilas, atraindo gordura (Grafismo), enquanto que as demais regiões se mantêm hidrófilas, atraindo água (contra-Grafismo).

A produção da chapa pode ser de forma analógica com Fotolito ou digital (CtP – Computer to Plate).

Com Fotolito –  um arquivo gerado no computador é transferido para um filme especial Fotolito através de uma imagesetter, esse filme é fixado à chapa que por sua vez é exposta à luz.

No CtP a confeção do filme não é necessária, o arquivo produzido é “gravado” diretamente na chapa através de laser em uma platesetter.

O CTP é alternativa utilizada pelas gráficas que pretendem entrar no mercado digital, poluem menos, geram menos material como fotolito e agilizam o processo. Tem-se tornado cada vez mais forte no segmento on demand, evitando estoques excessivos e gastos desnecessários.

Pioneira no CTP em Criciúma e região

A CMYK foi a primeira empresa de Criciúma a investir em uma platesetter para producão de chapas por CTP. E continuamos como os principais fornecedores de chapas de offset por CTP das gráficas e editoras do sul de Santa Catarina. Nossa experiência nos habilita a oferecer melhor assistência aos nossos clientes e serviços com qualidade de primeiro mundo.

Venha nos conhecer pessoalmente!

 

 

Compartilhe